Quem sou eu

Minha foto
Sou Wanuza Claudett, sou Orientadora Educacional, trabalho na DRE Araguaína.

domingo, 17 de outubro de 2010

Plano de Aula- Bullyng não é brincadeira

BULLYNG NÃO É BRINCADEIRA



MODALIDADE/NÍVEL DE ENSINO – ENSINO FUNDAMENTAL I
COMPONENTE CURRICULAR - ÉTICA
TEMA – Respeito Mútuo


O que aluno poderá aprender com esta aula?
Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. O objetivo da será esclarecer: O que significa bullying; de que maneiras o bullying pode acontecer na escola; quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola; como colaborar com a escola para que este problema seja superado.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor fará previamente questionamentos pertinentes à violência e guerras no mundo. Porque elas acontecem? Demonstrando que pequenas guerras ocorrem também em nosso cotidiano, e que muitas vezes estão relacionadas à nossa atitude perante a sociedade.
Estratégias e recursos da aula
Para contextualizar o assunto, serão elaboradas previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados e em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullying" através de slides, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridos no cotidiano escolar.
Após as apresentações, será apresentado através de slides um filme com animais, em que fala como surgiu o bullying entre as pessoas, bem como os tipos e consequências desta prática dentro do cotidiano escolar.
Ao final, faremos algumas perguntas aos alunos, como:
• Essas atitudes são comuns em nossa escola?
• Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no pátio, ou no recreio?
• Como isso aconteceu?
• Alguém já foi vítima de ações como está em nossa escola?
• O que significa Bullying?
• O que significa ser vítima de bullying?
• O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?
• O que significa ser testemunha do bullying?
• Quais os tipos de bullying existentes na escola?
• O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência?
• Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?
Após a apresentação dos slides e questionamentos, será disponibilizado um material “Cartilha sobre Bullying” que será reproduzido e trabalhado com os alunos. O professor fará leitura com todo o grupo e poderá explicar cada situação. A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).

Ao término da leitura, os alunos serão divididos em grupos, para criarem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola. Bem como, frases que retratem o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, de agressor, testemunha, etc. Esses cartazes ficaram em exposição em sala de aula, bem como nos corredores da Unidade Escolar.
A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno perante uma situação de “bullying” que acontece no ambiente escolar. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas e vizinhos.

Avaliação
Como critérios avaliativos serão considerados os índices de envolvimento do aluno no decorrer das aulas, bem como seu empenho em participar das atividades propostas e suas atitudes de reconhecimento que somos seres dotados de direitos, mas principalmente, temos deveres que precisam ser cumpridos para que o respeito prevaleça nas relações sociais, seja na escola, na família e na sociedade.


Bullyng na Escola