Nome dos Cursistas: Wanuza Claudett Fernandes da Costa Oliveira, Gizélia Vasconcelos, Milton Cesar Moura.
Título da atividade: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Cantigas de roda

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Fazer com que o aluno aprenda a utilizar as tecnologias para pesquisar os diferentes tipos de textos e imagens, associando-os de acordo com o contexto.
Duração das atividades
Duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos culturais dos alunos em relação às cantigas de roda.
Sequência didática
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
Fazer com que os alunos reflitam sobre as cantigas de roda mais conhecidas. Citando suas preferências e quais as que são cantadas pelos seus familiares.
ATIVIDADE 2: ESCUTA DE ALGUMAS CANTIGAS DE RODA
Levar os alunos para o laboratório de informática para que comecem as atividades escutando algumas cantigas de roda.
ATIVIDADE 3: PESQUISA NA INTERNET DAS LETRAS DE ALGUMAS CANTIGAS DE RODA.
• Abrir site de pesquisa para que os alunos descubram as letras de algumas cantigas de roda;
• Pesquisar imagens que estejam de acordo com o texto da cantiga escolhida pelo grupo;
• Pesquisar um vídeo da cantiga de roda em estudo;
• Digitar no Word as letras da cantiga escolhida por cada grupo.
• Elaborar um painel das cantigas digitadas pelos alunos e fazer a exposição.
ATIVIDADE 4: VIVENCIANDO A MAGIA DAS CANTIGAS DE RODA
• Levar os alunos para o pátio e fazer a apresentação de cada grupo.

Cantigas de roda:
Capelinha de melão
Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João!
Caranguejo
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
As cantigas serão cantadas de acordo com a escolha dos grupos
Recursos Complementares
Data show, computadores, papéis diversos, pincéis, lápis de cor.
Avaliação
A avaliação aconteceu na medida em que as aulas foram sendo realizadas. Sabemos da importância da brincadeira, sendo uma atividade imprescindível para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o uso indiscriminado dos recursos tecnológicos, da mídia e da massificação alienante do povo, resgatar as brincadeiras tradicionais, as antigas cantigas de rodas, as músicas do folclore infantil são extremamente importantes para (re)construção da identidade cultural dos nossos educandos. Assim, o processo avaliativo não está restrito apenas ao aluno. É algo muito complexo, e para o sucesso deste, é preciso que seja realizado com compromisso, considerando a individualidade de cada aluno. É o momento em que nos dedicamos a avaliar não somente o aluno, mas também, de estarmos repensando nossas práticas pedagógicas. Pois, de acordo com Professor Juan Manuel Alvarez Méndez “A avaliação é um processo natural, que nos permite ter consciência do que fazemos, da qualidade do que fazemos e das conseqüências que acarretam nossas ações”.
Capelinha de melão
Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João!
Caranguejo
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
As cantigas serão cantadas de acordo com a escolha dos grupos
Recursos Complementares
Data show, computadores, papéis diversos, pincéis, lápis de cor.
Avaliação
A avaliação aconteceu na medida em que as aulas foram sendo realizadas. Sabemos da importância da brincadeira, sendo uma atividade imprescindível para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o uso indiscriminado dos recursos tecnológicos, da mídia e da massificação alienante do povo, resgatar as brincadeiras tradicionais, as antigas cantigas de rodas, as músicas do folclore infantil são extremamente importantes para (re)construção da identidade cultural dos nossos educandos. Assim, o processo avaliativo não está restrito apenas ao aluno. É algo muito complexo, e para o sucesso deste, é preciso que seja realizado com compromisso, considerando a individualidade de cada aluno. É o momento em que nos dedicamos a avaliar não somente o aluno, mas também, de estarmos repensando nossas práticas pedagógicas. Pois, de acordo com Professor Juan Manuel Alvarez Méndez “A avaliação é um processo natural, que nos permite ter consciência do que fazemos, da qualidade do que fazemos e das conseqüências que acarretam nossas ações”.
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